O conhecimento pertinente o 2° saber

A educação deve promover uma inteligência geral apta ao complexo, ao
contexto, de forma multidimensional e numa concepção global. Quanto mais
poderosa for a inteligência geral, maior é a sua faculdade de tratar problemas
especiais.

Na antinomia os progressos do conhecimento estão dispersos, devido à
especialização que quebra os contextos, as globalidades e as complexidades. A
debilitação da percepção do global conduz à debilitação da responsabilidade,
cada um se responsabiliza por sua tarefa, além disso, há debilitação da
solidariedade ninguém sente vínculos com os outros cidadãos.

Quando se trata da especialização fechada, a hiperespecialização
bloqueia a visão global dos individuos, a cultura geral incentiva à busca da
contextualização de qualquer ideia, cultura científica e técnica disciplinar
parcela e compartimenta os saberes, tornando cada vez mais difícil a sua
contextualização.

A redução da disjunção mostra uma diminuição do conhecimento como um
todo, como se a organização não produzisse qualidades ou propriedades novas em
relação às partes. A redução do complexo ao simples representa a eliminação de
tudo aquilo que não seja quantificável nem mensurável.

Quanto a falsa racionalidade o século XX viveu sob o reino de uma pseudo
racionalidade, que se presumiu ser a única, mas que atrofiou a compreensão, a
reflexão e a visão a longo prazo.

Para que o conhecimento seja pertinente, a educação deverá tornar
evidentes pontos básicos como contexto, o ser humano multidimensional, o global
e o complexo.

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s